A Câmara Municipal de Cantanhede vai distribuir 120 mil euros por 28 clubes e associações desportivas do concelho de Cantanhede, em 2023, na sequência das respetivas candidaturas ao Subprograma 1 do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo (RAAD).
A autarquia revela em nota que a primeira tranche do apoio, num total de 79.340,75 euros, foi entregue esta terça-feira, 9 de maio, numa sessão que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, e no qual marcaram presença a presidente do Município, Helena Teodósio, o vice-presidente Pedro Cardoso e o vereador que tutela o Desporto, Adérito Machado, além dos dirigentes desportivos. Posteriormente, será entregue a segunda tranche, no valor de 40.659,25 euros.
A par deste valor, de referir que em 2002, o Município investiu mais de 597 mil euros na manutenção de infraestruturas desportivas, e tem em curso um conjunto de empreitadas num montante que ronda os 4 milhões de euros.
Para Helena Teodósio, “este apoio traduz o reconhecimento pela autarquia do papel insubstituível das associações e clubes desportivos no fomento e generalização da prática desportiva”. Daí que o Executivo Municipal tenha o Desporto como “um dos pilares” da sua governação.
“Compete à autarquia desenvolver políticas públicas orientadas para universalizar a prática desportiva, garantindo a todos o acesso à atividade física como forma de melhorar a qualidade de vida e saúde dos munícipes”, complementou a autarca, elogiando “o espírito de missão de todos os que colocam o seu tempo ao dispor das comunidades locais, muitas vezes em prejuízo de convivência familiar”.