CentroTV

Câmara de Cantanhede recebe grupo de voluntárias da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia

Inserido no programa preparado para assinalar o Dia Internacional Contra a Epilepsia, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, recebeu ontem, 14 de fevereiro, um grupo de voluntárias da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE).

Após aceitar das mãos de Ana Paula Pereira, Maria Neves e Ângela Santos um pequeno ramo de flores lilás, cor associada a esta causa, e um pequeno cartão com o slogan da campanha internacional, “Eu amo alguém com epilepsia”, o autarca enalteceu “o trabalho deste voluntariado na dinamização desta iniciativa”. Pedro Cardoso salientou a “importância de ações como esta, pois constituem uma oportunidade para conhecer melhor a doença, o que é decisivo para acabar com estigmas e preconceitos.” Por outro lado, “é uma forma de alertar a comunidade, com uma proximidade apenas possível desta forma, para uma doença neurológica que afeta cerca de 50 a 60 mil pessoas em Portugal”.

O vice-presidente da Câmara Municipal sublinhou ainda que “estas campanhas servem também como alerta para a necessidade e importância do acesso aos cuidados de saúde, assim como para os familiares e cuidadores, e servem de estímulo aos cientistas para investigarem ainda mais e melhor a epilepsia”, concluiu.

O Dia Internacional Contra a Epilepsia foi assinalado durante o dia de ontem no concelho com ações similares a decorrerem das 9h00 às 12h00 na Escola EB Cantanhede Sul e no Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, na Tocha. Também um pouco por todo o país são replicadas estas iniciativas, com particular destaque para a presença das 11h00 às 13h00, no Largo da Portagem, e das 16h00 às 18h00, na Praça 8 de Maio, ambas em Coimbra, das 9h30 às 10h30 e das 14h00 às 15h00, no Hospital de Santo André, em Leiria, e das 13h30 às 15h30, no Hospital de São Teotónio, em Viseu.