CentroTV

Câmara de Coimbra abre concursos públicos para adquirir 22 novos autocarros elétricos e respetivos carregadores

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou duas propostas do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) para a abertura de concursos públicos para a aquisição de 22 autocarros elétricos de transporte urbano de passageiros e respetivos carregadores de baterias.

Esta operação é financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) num investimento total de 8.8 milhões de euros.

“O concurso público para a aquisição de 22 autocarros elétricos está dividido em dois lotes: um para aquisição de 10 autocarros elétricos de 12m, pelo valor de 4.790.000 euros (+IVA); e outro para a aquisição de 12 autocarros elétricos de 7m, pelo valor de 3.360.000 euros (+IVA)”, refere a autarquia em nota.

“Já o segundo concurso público prevê a aquisição de 12 carregadores para autocarros elétricos de 7m e 10 carregadores para autocarros elétricos de 12m, num investimento previsto de 429.400 euros (+IVA)”, acrescenta. Os carregadores serão posteriormente instalados nos SMTUC, situados na Guarda Inglesa, sendo para tal necessário adquirir um novo posto de transformação, de forma a permitir o carregamento simultâneo de todo o conjunto durante as horas de menor custo de energia.

A data de conclusão da operação é 30 de junho de 2023 e “todos estes novos autocarros cumprirão com os requisitos para o acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida, destinados para transporte público coletivo urbano de passageiros”, pode ler-se na descrição da operação, onde é ainda salientado que “o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos incide predominantemente nas áreas mais centrais das cidades, com a agravante dessas zonas serem também os principais polos atractores de população”.
 
“Esses agentes poluentes têm um efeito corrosivo no edificado, onde se incluem os monumentos, pelo que acresce uma maior responsabilidade para a sua preservação em cidades como a de Coimbra, com um centro histórico rico e reconhecido internacionalmente pela UNESCO”, motivo pelo qual estes “novos autocarros elétricos deverão operar na rede central de transportes dos SMTUC, nomeadamente em linhas com uma forte incidência na zona mais central da cidade”, pode ainda ler-se.