CentroTV

Câmara de Coimbra adjudica instalação e manutenção do sistema de bilhética do Metrobus por 4,2 milhões de euros

A Câmara de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de amanhã, uma proposta de adjudicação a um agrupamento de empresas constituído pela MEO – Serviços de Comunicação e Multimédia, S.A. e pela Card4B – Systems, S.A. para o fornecimento, instalação, colocação em serviço e manutenção do sistema de bilhética para o Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

“Um investimento de 4,2 milhões de euros, que é financiada pelo programa operacional regional Centro 2020, no seguimento de um concurso público internacional lançado em fevereiro, no âmbito de um protocolo realizado entre a autarquia e a Metro Mondego S.A., para a implementação de um sistema de bilhética de transportes públicos no território dos municípios de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo”, adianta hoje a autarquia em nota enviada à CentroTV.

O executivo municipal vai deliberar sobre o “relatório do júri do concurso público internacional, aberto em fevereiro de 2021, que propõe a adjudicação do fornecimento, instalação, colocação em serviço e manutenção do sistema de bilhética para o Metrobus a um agrupamento de empresas constituído pela MEO e pela Card4B”.

Adiantando que se trata de “um investimento global de 4.210.106,51 euros (IVA incluído), que surge na sequência da formalização, a 29 de dezembro de 2020, do protocolo interadministrativo entre a CM Coimbra e a Metro Mondego para a implementação do sistema de bilhética de transportes públicos no território dos municípios de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo”.

“Recorde-se que Coimbra tem em fase final de desenvolvimento e de instalação nas viaturas do Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) um novo sistema de bilhética multimodal, cujo objetivo é que interligue com o futuro sistema do Metrobus agora adjudicado e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, frisa.

Acrescentando que se trata de “”uma aposta da Câmara Municipal num serviço que permite a integração tarifária entre os vários modos de transporte de passageiros e operadoras na rede municipal, possibilitando que os utilizadores necessitem apenas de um passe para circular dentro de todo o concelho.

A implementação do novo sistema de bilhética multimodal “representou um investimento superior a um milhão de euros e vai permitir o carregamento de títulos de transporte em máquinas de multibanco e a aquisição online de títulos de transporte. Uma operação que está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e tem previsto financiamento comunitário do programa operacional regional Centro 2020”.