CentroTV

Câmara de Coimbra anuncia que vai instalar Arquivo Municipal no antigo Hospital Pediátrico

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, aprovou o anteprojeto de arquitetura do novo Arquivo Municipal de Coimbra, que irá nascer nos pavilhões das consultas externas do antigo Hospital Pediátrico, construídos em terreno municipal, anuncia a autarquia.

“Com a entrada em funcionamento do novo Hospital Pediátrico, este imóvel deixou de estar afeto aos fins para o qual foi cedido, gratuitamente, pela autarquia, em dezembro de 1992, estando previsto na escritura que, finda essa utilização, o terreno cedido revertia novamente para o município.”, adianta a câmara em comunicado enviado à CentroTV.

A CM Coimbra pretende criar um “novo Arquivo Municipal, através da adaptação de pavilhões do antigo Hospital Pediátrico, construídos em terreno municipal, num lote de aproximadamente 5400m2, que confrontam a sul e nascente com o terreno do antigo Hospital Pediátrico, a poente com a Alameda Armando Gonçalves e a norte com a urbanização servida pela Rua de São Teotónio”.

Para esta nova função vão ser “readaptados cinco pavilhões, interligados entre si por rampas e galerias cobertas, que integram uns arrumos/garagem em estado de pré-ruína, que se pretende demolir, e um edifício circular, onde funcionava o antigo bar, que vai ser recuperado para o mesmo fim”.

Segundo o município os pavilhões “encontram-se, na sua maioria, em relativo bom estado de conservação, à exceção do pavilhão 2 que apresenta um assentamento das fundações e das galerias de ligação que têm as paredes e os pavimentos degradados”.