A Câmara de Coimbra vai apoiar a realização da Queima das Fitas, através de apoios e isenções de taxas, no montante global de 61.320,83 euros, correspondentes a apoios logísticos, no valor de 55.117,68 euros, a licenciamentos, que representam 1.143,75 euros, e apoios dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), com 5.099,20 euros, revela em nota a autarquia.
“Recorde-se ainda que os SMTUC criaram duas linhas noturnas especiais para ligar as imediações da Praça da Canção a vários pontos da cidade. O apoio da autarquia ao maior evento académico do país vai à reunião do Executivo da próxima segunda-feira, dia 22 de maio, para ratificação”, adianta.
Na próxima reunião do executivo municipal “vai ser ratificado o processo de apoio e isenção de taxas à realização deste ano da Queima das Fitas, no valor global de 61.320,83 euros”.
A autarquia tem um “custo de 55.117,88 euros com a logística necessária para a realização do evento, montante esse que se divide da seguinte forma: 14.677,28 euros para apoio na prevenção e segurança dos eventos e abastecimento de água para refrigeração dos espaços; 8.856 euros para apoio na prevenção e segurança dos eventos, a prestar pela Polícia Municipal; 22.630,60 euros para limpeza e recolha de resíduos produzidos nos eventos; 2.063,20 euros para manutenção de espaços verdes envolventes à Praça da Canção; 2.063,20 euros para manutenção e regularização do recinto da Praça da Canção; e 4.800 euros para o fornecimento de energia elétrica e de água na Praça da Canção. A este montante acresce ainda um apoio de 1.143,75 euros relativo à isenção de taxas”.
Quanto à isenção de pagamento de taxas dos concessionários presentes dentro do recinto, o “procedimento seguido em anos anteriores tem sido de considerar a cedência do espaço da Praça da Canção apenas à AAC, tendo todos os agentes económicos a quem a organização do evento concessiona o espaço para aí exercerem atividades económicas, designadamente os operadores de equipamentos de diversão e de restauração e bebidas de carácter não sedentário, vindo requerer junto da Câmara Municipal os respetivos licenciamentos e pagar as taxas devidas, tal como se lê na informação técnica”, realça.
A par do apoio do município, a Associação Académica de Coimbra (AAC) “deverá apresentar um termo de responsabilidade no qual se comprometa à reposição dos locais municipais, de domínio público e privado do Município, nos quais se realizam os eventos, nos exatos termos e condições em que os encontrou, respondendo por quaisquer danos decorrentes dos eventos a realizar, e apresentar um seguro de responsabilidade civil, no valor de 500.00,00 euros, que abranja todos os eventos da Queima das Fitas 2023, refere-se na informação”.
Na última Reunião de Câmara, de 8 de maio, foi “aprovado o apoio da autarquia aos eventos desportivos inseridos no programa da Queima das Fitas com 23.252,05 euros, através de contratos programa e isenções do pagamento de taxas”, salienta.
Já os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão disponibilizar dois circuitos especiais de transporte noturno para apoio à Queima das Fitas, que começa já esta semana, de 19 a 26 de maio.
O acesso é gratuito e as duas linhas vão ligar, durante a noite e a madrugada, as imediações da Praça da Canção a diversos pontos da cidade, a partir da meia-noite, exceto nos dias 20 e 21. Nestes dias, devido aos condicionamentos dos concertos dos Coldplay, as rotas começam à 1h30.