O ambiente e a sustentabilidade são dois conceitos que vão estar em destaque nos quatro concertos que os Coldplay vão dar no Estádio Cidade de Coimbra, frisa hoje em nota a Câmara de Coimbra
“De acordo com a filosofia da tour “Music of the Spheres”, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra empenhou-se, de forma singular, no reforço da componente ambiental ao longo de toda a preparação do evento e durante os dias 17, 18, 20 e 21 de maio. Toda a estratégia utilizada pelo Departamento de Ambiente da CM de Coimbra permitiu também a sua classificação como um ecoevento”, salienta.
O evento dos Coldplay foi “classificado com o conceito de ecoevento, atribuído pela ERSUC, por destacar o compromisso de redução de impacto ambiental resultante da produção de resíduos. Esta classificação atribuiu ao evento um caráter de responsabilidade, de preocupação e de sustentabilidade que será reconhecida pelas 200 mil pessoas que vão passar pelo Estádio Cidade de Coimbra”.
A CM de Coimbra t”rabalhou na preparação de uma rede de contentorização de resíduos no interior e no exterior do estádio, havendo um esforço particularmente expressivo para que se concretize uma intensa separação dos resíduos, indo ao encontro dos objetivos da sustentabilidade, na qual está assente todo o espetáculo dos Coldplay”.
Acrescentando que “também nesta fase prévia, foram recolhidos e levados pelo Município para o destino adequado, todos os resíduos de grande dimensão, perigosos, banais e recicláveis, que se encontravam dispersos por várias áreas do interior do Estádio Municipal de Coimbra, acumulados nos últimos 8 anos, criando assim condições para que se processasse toda a intervenção de requalificação do próprio estádio”.
Já, durante os concertos, t”oda a componente relativa à recolha de resíduos no interior do estádio vai ser assegurada pela empresa organizadora do evento, que deve seguir o documento Sustainability Rider criado pelos Coldplay. Por sua vez, a CM de Coimbra vai assegurar a recolha e o transporte desses resíduos para destino compatível com a natureza dos resíduos gerados”.
Foram ainda iniciados a 1 de maio os t”rabalhos de intensificação de limpeza urbana em todos os arruamentos envolventes à zona do estádio municipal, situação que se irá manter até uma semana depois do términus dos concertos”, sublinha ainda a edilidade.
O plano da autarquia prevê que sejam utilizados um total de 958 meios, 13 viaturas e cerca de duas dezenas de funcionários:
“Para além desta componente ambiental, recorde-se ainda a forte aposta de sustentabilidade, visível na oferta de transportes públicos, de forma a facilitar a circulação de todas as pessoas que chegam de fora da cidade para assistir aos espetáculos. Nesse sentido, vai ser reforçada a oferta das linhas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) que cobrem a zona da cidade envolvente ao Estádio Cidade de Coimbra e serão disponibilizados quatro circuitos especiais de transporte coletivo, que podem ser utilizados em complemento do comboio especial da CP. Toda a informação aqui.”, informa.
Em articulação com os operadores de mobilidade suave que operam na cidade, a CM de Coimbra vai ainda “reforçar a presença de trotinetas e de bicicletas durante os dias dos concertos, em particular junto da estação de Coimbra-B e dos parques de estacionamento disponibilizados, e que podem ser livremente utilizados pelos visitantes”.
Os concertos da tour “Music of the Spheres” foram” preparados durante mais de dois anos, com o apoio de diversos especialistas da área ambiental, que desenvolveram uma abordagem estratégica e um conjunto de ações que nuclearizam um modelo singular e inovador que têm como objetivo minimizar os impactos decorrentes deste evento mobilizador de mais de 200 mil pessoas em Coimbra. Aqui, destaca-se o chão quinético e a utilização de bicicletas para gerar energia para o concerto, bem como a utilização de painéis solares, entre muitos outros exemplos”.