CentroTV

Câmara de Coimbra assinala Dia Mundial da Poesia com ações em diferentes espaços e para públicos distintos

A 21 de março, na próxima segunda-feira, comemora-se o Dia Mundial da Poesia. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra integra na sua programação cultural a apresentação da obra “Os Electrões Também Devem Ter Alma”, de Marília Miranda Lopes, na Casa da Escrita. Já a programação levada a cabo no âmbito dos serviços da Biblioteca Municipal integra um recital de poesia, horas do conto e uma exposição bibliográfica de poesia para a infância. Neste dia são anunciados também os poemas vencedores do desafio municipal “Há Poesia na Escola”.

O calendário assinala a 21 de março o Dia Mundial da Poesia, efeméride criada na 30.ª Conferência Geral da UNESCO, em 1999, com o objetivo de promover a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, a criatividade e a reflexão sobre o poder da linguagem. A CM de Coimbra comemora a Poesia com programação de acesso gratuito, dirigida a diferentes públicos e distribuída por vários equipamentos municipais.

Na Casa da Escrita será apresentado o livro “Os Electrões Também Devem Ter Alma”, de Marília Miranda Lopes, às 17h30. A apresentação estará a cargo de Francisco Topa, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Com ilustrações do arquiteto Álvaro Siza Vieira, a obra constitui uma reflexão quer sobre o espaço citadino quer sobre o impacto energético da urbanidade no sujeito lírico. É um livro que convida o leitor a perspetivar a sua relação com um mundo cada vez mais dominado pela vigilância, pelo consumo, e malogradamente atingido pela violência e pela massificação.

Como complemento à apresentação do livro haverá um concerto poético pela banda transmontana de que a autora e cantautora faz parte – Destinatus Obdura – intercalado com a leitura de textos da obra, alguns deles musicados pela própria; e de outros autores, como Luís de Camões, Florbela Espanca e Fernando Pessoa, em plena simbiose entre a poesia e a música. Apresentam-se canções inéditas, que proporcionam ao público momentos de grande envolvimento da música com a palavra. A formação é constituída por Marília Lopes (voz e guitarra), Trindas (Baixo), Mário Prata (Guitarra) e José Prata (Percussão).

Por sua vez, a proposta da Biblioteca Municipal de Coimbra integra o recital de poesia “Abaixo o Mistério da Poesia”, na sala de empréstimo, às 17h30, que estará a cargo da Cooperativa Bonifrates.

É ao público infantojuvenil que são dirigidas parte das ações promovidas em diferentes espaços afetos à Biblioteca Municipal de Coimbra. Na Biblioteca Infantil/Ludoteca a hora do conto do dia 21 é dedicada à poesia, com “Palavras da Primavera celebrada com Poesia” para ser escutado por crianças dos 3 aos 5 anos, acompanhadas por um adulto, a partir das 18h00. A participação nesta ação requer inscrição, através do e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt, do telefone n.º 239702630 ou presencialmente. A Biblioteca Infantil destaca, ainda, a exposição bibliográfica de poesia para a infância “Ou Isto ou Aquilo”.

Já o público escolar tem a possibilidade de, a partir de 21 de março e até ao dia 30 de junho, participar na hora do conto “A loja de todas as histórias e outros contos que nos vão ficar na memória!”, desenvolvida nas Bibliotecas Anexas Municipais de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Cernache, Ribeira de Frades, S. João do Campo e Souselas.

As escolas que aderiram ao desafio municipal “Há Poesia na Escola” conhecem, no Dia Mundial da Poesia, os vencedores da iniciativa que, a cada ano, envolve alunos de todos os ciclos de ensino e é desenvolvida em contexto escolar, em articulação com as escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra.

Neste dia, todos os leitores que visitarem a Biblioteca Municipal de Coimbra serão contemplados com um poema pendurado numa flor, num gesto de valorização deste género literário que em muito contribui para a diversidade criativa e a perceção e compreensão do mundo.