CentroTV

Câmara de Coimbra atribui 316 mil euros ao Fundo Municipal de Emergência Social para 2020

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, formalizou, ontem, a assinatura dos protocolos do Fundo Municipal de Emergência Social (FMES) para o ano de 2020.

“Uma verba no valor de 158.000 euros que representa um reforço ao FMES”, anuncia a autarquia.

“Recorde-se que em março, a CM Coimbra tinha já antecipado 158.000 euros, numa única tranche, para permitir o apoio imediato às populações em situação de maior vulnerabilidade social. Com o reforço da dotação em outros tantos 158.000 euros, a CM Coimbra disponibiliza este ano o total de 316.000 euros ao FMES”, refere ainda o município.

 O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, começou por referir que a probabilidade de ocorrer uma segunda vaga de COVID-19 é elevada, assegurando que “os serviços municipais estão prevenidos e preparados para encontrar soluções para o que possa vir a ocorrer”.

“Depositamos uma enorme confiança no caminho escolhido para fazermos face ao problema (…) em proximidade com as instituições”, afirmou o autarca. “Nós cá estaremos para encarar o problema com perseverança e esperança”, para que “os nossos cidadãos não se sintam em situação alguma sozinhos”, concluiu Manuel Machado.

 O Município de Coimbra, “atento ao surto epidémico, que levou a Organização Mundial de Saúde a declarar pandemia de COVID-19 e a ser decretado o estado de emergência em Portugal, implementou diversas medidas de apoio à população em situação de maior vulnerabilidade, em parceria com entidades, quer públicas, quer privadas, nomeadamente do setor social”.

Uma das medidas adotadas, pela autarquia, foi a 2antecipação da atribuição da verba (158.000 euros) do FMES 2020, em março, numa só tranche às Comissões Sociais de Freguesia, para que estas pudessem apoiar de imediato a população em situação de maior vulnerabilidade social”.

 “Atendendo ao aumento significativo de pedidos de apoio junto das Comissões Sociais de Freguesia e à atual situação de pandemia de COVID-19, que despoletou um desequilíbrio no orçamento familiar de muitos agregados familiares, muitos dos quais já em situação de vulnerabilidade socioeconómica”, a Câmara Municipal procedeu agora ao “reforço da dotação do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS), no montante de 158.000 euros, permitindo deste modo, que o FMES para 2020 disponibilize um montante total de 316.000 euros para apoio às famílias em situação de carência socioeconómica”.