CentroTV

Câmara de Coimbra atribui nome de Judite Mendes de Abreu a sala nos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Coimbra atribuiu esta manhã o nome de Judite Mendes de Abreu a uma sala situada no edifício dos Paços do Concelho.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, e da família da primeira mulher eleita presidente da Câmara de Coimbra, em 1976, e da Assembleia Municipal de Coimbra, em 1983, sendo até hoje a única mulher a ter ocupado estes cargos.

Em dezembro de 1976, Judite Mendes de Abreu foi eleita, como independente nas listas do Partido Socialista, presidente da Câmara de Coimbra, cargo que desempenhou até dezembro de 1979, tendo tido início durante o seu mandato obras de vulto decisivas para o futuro do concelho.

Para além de ter sido a primeira mulher autarca eleita após o 25 de Abril, nas eleições autárquicas de 1976, Judite Mendes de Abreu foi, até aos dias de hoje, a única mulher a presidir ao órgão executivo da autarquia de Coimbra. Anos mais tarde, em 1983, tornou-se também na primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia de Coimbra, cargo que ocupou até 1986, sendo também até hoje a única mulher a ter ocupado este cargo.