CentroTV

Câmara de Coimbra aumenta fiscalização ao estacionamento ilegal na cidade

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou, na Reunião de Câmara de ontem, que o Município está a aumentar a intensidade de fiscalização ao estacionamento ilegal na cidade, tendo registado, recentemente, uma média de 79,8 multas por dia.

“Em 2022, foi efetuada pela Polícia Municipal uma média aproximada de 33,3 informações de transgressão por cada dia útil, num total 8.330. É um número elevado, superior ao do ano anterior, mas, ainda assim, e pelos vistos, pouco dissuasor da transgressão”, disse o autarca, no período antes da ordem do dia da reunião do executivo de ontem.

Segundo José Manuel Silva, o Município tem feito um “esforço de fiscalização”, realçando que, na semana passada, a média de autuações foi mais do dobro da média registada em 2022, contabilizando 79,8 autuações por dia.

“Este elevado número de transgressões diárias demonstra que as zonas que foram examinadas têm uma elevadíssima taxa de incumprimentos, o que significa que irão continuar sob vigilância apertada”, realçou o presidente da CM de Coimbra.

Segundo José Manuel Silva, a fiscalização tem sido feita em três zonas: a zona da avenida Fernão de Magalhães, Celas e zona junto aos Hospitais da Universidade de Coimbra e Baixa da cidade.

“Não obstante o insuficiente número de agentes, que este ano irá ser reforçado, a Polícia Municipal vai manter este elevado nível de luta contra a transgressão, pelo que, mais uma vez, apelo pedagogicamente que as pessoas respeitem o código da estrada e a legislação, pois é elevada a probabilidade de serem multados, e de o serem mais do que uma vez num curto espaço de dias”, vincou.

Na reunião de Câmara, José Manuel Silva recordou o caso de uma viatura “persistentemente estacionada” em local proibido, tendo o seu dono sido multado oito dias seguidos, “até que, finalmente, compreendeu que não valia a pena insistir em estacionar em transgressão e nunca mais a dita viatura foi vista no mes