CentroTV

Câmara de Coimbra concentra pontos de recolha de bens a enviar para apoiar povo ucraniano

José Manuel Silva, presidente da Câmara de Coimbra

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai concentrar dois pontos de recolha de bens não perecíveis para enviar e apoiar o povo ucraniano, nomeadamente os ucranianos que se têm refugiado nos países vizinhos.

“A partir de hoje dia 1 de março, é possível deixar enlatados, sopas rápidas, roupas quentes, água, sumos, leite em pacotes pequenos, material de primeiros socorros e sacos-cama na Casa Municipal da Proteção Civil, 24 horas por dia”, refere em nota a autarquia.

Já a partir de quarta-feira, dia 2 de março, é “possível deixar os mesmos bens também no edifício nº12 da Rua Ferreira Borges, entre as 9h00 e as 17h00 dos dias úteis”.

“Em articulação com as maiores instituições da cidade, designadamente a Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra, a autarquia vai concentrar dois pontos de recolha de bens destinados a apoiar o povo ucraniano, nomeadamente aqueles que se têm refugiado nos países vizinhas, na sequência da injustificada invasão russa”, salienta.

Os bens podem ser entregues a “partir de amanhã na Casa Municipal da Proteção Civil (Quartel dos Bombeiros Sapadores), na Avenida Dr. Mendes Silva (junto ao Coimbra Shopping), todos os dias, 24 horas por dia. Já a partir de quarta-feira, dia 2 de março, é possível também entregar no edifício nº 12 da Rua Ferreira Borges (antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos), entre as 09h00 e as 17h00 de segunda a sexta-feira”.

Na sequência das “necessidades levantadas pela autarquia em conjunto com a comunidade ucraniana residente em Coimbra, as necessidades mais prementes prendem-se com enlatados (de preferência, comida já confecionada), sopas rápidas, roupas quentes, água, sumos, leite em pacotes pequenos, sacos-cama e material de primeiros socorros, como por exemplo seringas, pensos rápidos, álcool e água oxigenado, etc. Devido à falta de capacidade de armazenamento logístico, ficam naturalmente excluídos da recolha bens perecíveis. A autarquia está já em contacto com associações da Polónia e outras para articular a entrega dos bens nos locais com mais necessidades, sendo que o transporte será também assegurado”, revela ainda a autarquia.

O presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, salienta que “neste momento de gravíssima violação do direito e da ética internacional, perante a morte de civis inocentes numa guerra imperialista absurda, temos o dever de estar unidos em defesa da Paz, da Democracia, do ideal Europeu, dos Direitos Humanos e do direito dos povos à sua autonomia”.

“É nos períodos menos bons que a sociedade global atravessa, que temos de nos unir, em torno de quem mais necessita. Hoje pelos Ucranianos, amanhã por Nós”, sublinha a vereadora com o Pelouro da Ação Social, Ana Cortez Vaz. “Façamos a Nossa parte! Contamos com todos!”, apela.

“Recorde-se que, desde a passada sexta-feira, a CM de Coimbra está a acompanhar com grande preocupação os acontecimentos na Ucrânia. Assim, por forma a manifestar a total solidariedade do Município para com a população ucraniana, expressando o desejo e apelo a que seja colocado um fim a este conflito e que se estabeleça a paz e o diálogo, a CM hasteou no seu edifício a bandeira ucraniana. Também a Empresa Municipal Águas de Coimbra iluminou a fonte cibernética do Mondego com as cores da bandeira da Ucrânia, desde ontem, em solidariedade com o povo ucraniano”, frisa a edilidade

O executivo da CM de Coimbra sublinha ainda a mensagem de solidariedade à comunidade ucraniana residente na região.