CentroTV

Câmara de Coimbra confirma que Aeródromo Municipal está encerrado para obras

A Câmara de Coimbra adianta que o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto está encerrado por motivo de obras,.

Em comunicado enviado hoje à CentroTV, a autarquia revela que este encerramento será “num período que se prevê breve, depois de emitida NOTAM (aviso à navegação) pelo seu diretor, no dia 30 de maio. Garantidos estão os voos humanitários, proteção civil, emergência médica e SAR (busca e salvamento)”.

O PSD acusou hoje o executivo camarário de Coimbra de “desinvestimento e desleixo” no aeródromo Municipal Bissaya Barreto, que terá sido encerrado na quinta-feira pela Autoridade Nacional de Navegação Aérea (ANA) por falta de certificação.

O presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PSD, Nuno Freitas, “há um problema de desleixo e incompetência, que é visível e demonstrado pela própria ANA e a Navegação Aérea de Portugal (NAV)”.

No comunicado a edilidade liderada pelo PS, no Aeródromo Municipal estão em “curso, nomeadamente, operações de desobstrução e de limpeza das faixas de segurança da pista; e de requalificação da vedação. É, por isso, falso que o Aeródromo Municipal tenha sido encerrado por razões de segurança, estando inclusive em curso um processo de licenciamento, pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que classificou o assunto como prioritário2.

Em 2019, o Aeródromo Municipal foi “uma prioridade para a Câmara Municipal de Coimbra que investe anualmente cerca de 300 mil euros, a que acrescem os investimentos desencadeados nos últimos meses, através de procedimentos de contratação pública. Nomeadamente, a total delimitação do perímetro do Aeródromo Municipal, aguardada desde 2003, ponto fundamental no que respeita à segurança das operações, com a colocação na totalidade da sua extensão de rede de vedação, com farpado de três fios”.

Acrescentando que “outros investimentos foram desencadeados para fazer face à destruição causada pela passagem do Furacão Leslie e pelo desinvestimento a que foi sujeito durante a primeira década deste século”.

Dentro dos investimentos estão a “aquisição de uma manga de segurança, que virá de Inglaterra, com as caraterísticas específicas exigidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), por cerca de 8 mil euros, que deverá ser instalada na semana em curso; a reparação e substituição da cobertura do edifício, terminando o prazo de entrega de propostas hoje, 3 de junho de 2019; o projeto para a requalificação do Aerogare, receção de passageiros e a requalificação da Torre de Controlo, a submeter a procedimento de contratação pública adequado. No entanto, estas são operações de requalificação e melhoria que não implicam, neste momento, o encerramento do Aeródromo Municipal, ao contrário do que está a ser veiculado”.

O município informa ainda que no Aeródromo Municipal “estão já a ser instalados os meios logísticos operacionais para acolher mais de duas dezenas de militares da GNR (GIPS), que vão operar a partir de Coimbra para toda a região”.