CentroTV

Câmara de Coimbra cumpre minuto de silêncio em homenagem a Eduardo Lourenço

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, deu hoje início à reunião quinzenal do executivo municipal, que está a decorrer no Salão Nobre dos Paços do Município, recordando Eduardo Lourenço e propondo o cumprimento de um minuto de silêncio em sua homenagem.

O autarca expressou o seu “lamento e lembrou o brilhantismo, generosidade, simplicidade e combatividade de Eduardo Lourenço”.

Manuel Machado salientou que “Eduardo Lourenço foi um dos pensadores e intelectuais mais proeminentes da cultura e da política contemporânea portuguesa e europeia”, recordando que a sua forte ligação a Coimbra “remonta à década de 40 do século XX”, quando ingressa na Faculdade de Ciências e depois na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, “onde encontrou um ambiente aberto e propício à reflexão cultural que sempre haveria de prosseguir”.

A Câmara de Coimbra, no dia 1 de dezembro, “já tinha emitido uma nota de pesar pelo falecimento do filósofo, professor, ensaísta, escritor e interventor cívico, que foi galardoado com os mais reputados prémios literários e distinções nacionais e internacionais, entre os quais a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra, numa cerimónia que decorreu precisamente no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a 22 de junho de 2001″.

Manuel Machado recordou ainda que, em 2015, Eduardo Lourenço doou à Câmara um vasto e valioso património documental da sua biblioteca particular, que pode ser consultada na Casa da Escrita do Município de Coimbra, na Sala Eduardo Lourenço, inaugurada por esta ocasião em 28 de novembro de 2015.

O autarca expressou o seu lamento pela morte de Eduardo Lourenço, lembrando “o seu brilhantismo, a sua generosidade, simplicidade e combatividade”.

“A partir de Coimbra, com a liberdade que nos carateriza, interpretou e refletiu sobre Portugal, pensou, interrogou-se e interrogou-nos sobre a Europa e o Mundo, e deixou-nos um património que durante séculos guiará o pensamento filosófico sobre a sociedade contemporânea, que está pela sua generosidade à guarda da Câmara Municipal de Coimbra e que poderá ser consultado na Casa da Escrita”, salientou.