A Câmara Municipal (CM) de Coimbra lamenta o “péssimo serviço público que a Loja do Cidadão, gerida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), I.P., está a prestar na cidade”.
“Há vários meses que a autarquia, que também é inquilina, vem alertando os responsáveis, que se encontram em Lisboa, para o degradar das condições de espera dos cidadãos, que se agrava em dias de frio e chuva, disponibilizando-se sempre para colaborar na colocação de um toldo, que só pode avançar depois de autorizado pelo proprietário privado do edifício”, denuncia hoje a Câmara de Coimbra em nota de imprensa enviada à CentroTV.
Esta semana, como2 último recurso e depois de infrutíferas tentativas de novo contacto com a AMA, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, ligou diretamente à ministra que tutela a área, denunciando este mau exemplo de centralismo e solicitando que intervenha para a resolução urgente da situação”, refere inda o município.
Acrescentando que “há vários meses disponibilizando-se para ajudar a AMA a encontrar uma solução para criar uma zona coberta na entrada da Loja do Cidadão, onde as pessoas têm de aguardar a sua vez devido às medidas de contingência da pandemia. A autarquia, que também é inquilina e paga a devida renda das lojas que utiliza, disponibilizou-se inclusivamente para suportar os custos da colocação de um toldo, que só pode avançar depois de a AMA obter a devida autorização do senhorio, que é o proprietário privado do edifício”.
Nos últimos meses são “vários os contactos telefónicos e por e-mail com os responsáveis da AMA, que estão em Lisboa e arrastam a situação sem se vislumbrar uma solução. A 12 de novembro, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, reuniu mesmo com a coordenadora local da Loja do Cidadão, solicitando que transmitisse aos superiores hierárquicos a urgência desta situação e disponibilizando da autarquia toda a ajuda necessária”, conclui.