CentroTV

Câmara de Coimbra destina 319 mil euros para o Fundo Municipal de Emergência Social em 2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de amanhã, uma proposta de dotação de 319 mil euros para o Fundo Municipal de Emergência Social (FMES) em 2022. No ano passado, o FMES permitiu efetuar 1279 apoios, através das Comissões Sociais de Freguesias (CSF), responsáveis pela gestão desta verba.

O FMES vai ter uma “dotação de 319 mil euros em 2022, para além de transitar a verba ainda disponível relativa ao ano passado para cada uma das 18 CSF. O objetivo do FMES é garantir condições de vida com dignidade aos agregados familiares mais vulneráveis do concelho, nomeadamente no que diz respeito à alimentação, saúde, água, eletricidade, gás, habitação, educação e outras situações identificadas pelas CSF”, adianta a autarquia em nota.

A política social do Município de Coimbra assenta, em “grande medida, na intervenção destas 18 CSF e nas instituições sociais, por serem as estruturas de mais proximidade e que melhor identificam e conhecem pessoas em situação de maior carência e vulnerabilidade. Razão que justificou a criação, em 2015, de um FMES na área territorial de todas as freguesias e uniões de freguesias do concelho, que tem vindo a revelar-se um poderoso instrumento ativo no combate à pobreza e à exclusão social”.