CentroTV

Câmara de Coimbra duplica número de árvores na Av. Urbano Duarte onde vai passar ciclovia

Está em curso a empreitada de construção de mais 14,5 km de ciclovia na cidade, num troço que irá ligar Coimbra B à Portela e Vale das Flores, num investimento global superior a 2,2 milhões de euros.

“Na Av. Urbano Duarte os trabalhos em curso obrigam à requalificação e alargamento dos passeios, adequando-os também a pessoas com mobilidade reduzida”, revela a autarquia em nota de imprensa.

Posteriormente, serão plantadas no talude 56 árvores, o “dobro das atualmente existentes em caldeiras no meio do passeio, que assim terão disponível para o seu desenvolvimento radicular um meio muito mais propício e com menor índice de compactação, fazendo sombra à futura ciclovia”.

Está em curso a construção de mais 14,5km de ciclovia em Coimbra, que a acrescer aos 2,9 km já existentes, perfaz um total de cerca de 18 km de ciclovia na cidade, representando um investimento global de 2.218.132,69 euros (IVA incluído).

“Esta rede viária ligará polos importantes da cidade, como estabelecimentos de ensino, de saúde e zonas comerciais, entre outros”, refere a autarquia.

Esta aposta da autarquia pretende “potenciar a utilização da bicicleta nas deslocações casa-trabalho e casa-escola, em detrimento da utilização do transporte individual motorizado, com a consequente redução de emissões de gases de estufa, garantindo ainda os níveis elevados de segurança rodoviária. Esta ação está incluída no Plano de Ação e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e a sua candidatura ao Centro 2020 foi aprovada com financiamento de 85 por cento”.