CentroTV

Câmara de Coimbra e UC encerram posto de testagem gratuito à COVID-19

Face à publicação do diploma que aligeira as regras de prevenção do contágio da pandemia COVID-19 e do fim da necessidade de testagem, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Universidade de Coimbra (UC) decidiram encerrar o posto de testagem gratuito à COVID-19 disponibilizado à cidade desde dezembro de 2021.

O posto, que funcionou em horário noturno, na Praça da República, realizou 8588 testes nestes dois meses e meio de funcionamento. O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, e o Reitor da UC, Amílcar Falcão, sublinham, mais uma vez, esta colaboração entre instituições.

O posto de testagem gratuito à COVID-19, disponibilizada pela CM de Coimbra e pela UC, desde 16 de dezembro de 2021, que funcionou das 18h00 às 23h00, de segunda-feira a sábado, encerra hoje. A decisão de encerrar o posto de testagem prende-se com a publicação do Decreto-Lei n.º 23-A/2022 de 18 de fevereiro, já promulgado pelo Presidente da República, que aligeira as regras de prevenção do contágio da pandemia COVID-19 e aborda o fim da necessidade de testagem, salvo exceções.

Com a nova legislação, deixam de vigorar, entre outros, ” a exigência de apresentação de certificado digital, salvo no controlo de fronteiras; a exigência de teste com resultado negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas”. Sendo que se mantêm “a exigência de teste negativo, exceto para portadores de certificado de recuperação ou de certificado de vacinação completa com dose de reforço, para: visitas a lares, visitas a pacientes internados em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde”.

Segundo o Presidente da Câmara de Coimbra, “este foi mais um momento em que duas instituições de Coimbra se juntam para responder às necessidades da cidade, mostrando como as sinergias podem, de facto, acrescentar valor a Coimbra”. José Manuel Silva sublinhou ainda “a dedicação dos extraordinários colaboradores que tornaram possível a prestação deste relevante serviço à comunidade”.

“Esta foi uma parceria com um balanço bastante positivo, tendo contribuído para o reforço da testagem da comunidade, num momento em que este era fundamental. A Universidade de Coimbra esteve sempre disponível para contribuir para a resposta nacional à pandemia, na medida do necessário, e mantém o seu Laboratório de Análises Clínicas de portas abertas à sociedade”, referiu, por sua vez, o Reitor da UC, Amílcar Falcão.