CentroTV

Câmara de Coimbra financia recuperação do mural de Celas de Vasco Berardo

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, a atribuição de um apoio financeiro pontual de 20 mil euros à Associação Vasco Berardo, para a realização do projeto “Das Mãos de Vasco Berardo”, que visa a reabilitação de uma das obras mais emblemáticas do artista plástico conimbricense, o mural de Celas, e a produção e edição de um livro fotobiográfico que perpetue a sua memória para as gerações vindouras.

A proposta foi analisada ao abrigo do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que entrou em vigor em dezembro do ano passado, no âmbito da abertura das candidaturas para 2020 ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Pontual.

O artista plástico conimbricense Vasco Berardo (1933-2017) deixou uma obra muito vasta, na qual se inclui o mural do antigo café Mandarim, na Praça da República, e o mural de Celas, no Edifício Cruzeiro. Um artista multifacetado, que realizou exposições individuais e coletivas em todo o país e no estrangeiro, de esculturas em bronze e madeira, cerâmica, azulejaria, pintura, tapeçaria e metais. Destaca-se, ainda, o seu legado como medalhista, contando com cerca de 500 medalhas na sua extensa obra.