CentroTV

Câmara de Coimbra formaliza apoios a “O Teatrão” e “Encontros de Fotografia”

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra apoia financeiramente as associações que gerem equipamentos culturais municipais.

Na passada sexta-feira, foram formalizados os apoios no valor de 285 mil euros à Encontros de Fotografia – Associação Cultural e Recreativa, para os anos de 2019, 2020 e 2021; e de 210 mil euros a O Teatrão, para os anos de 2019 e 2020.

A somar ao apoio de 200 mil euros à Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra, para os anos de 2019 e 2020, que será formalizado em breve, e ao apoio de 205 mil euros atribuídos à Orquestra Clássica do Centro para o ano de 2019, formalizado no passado dia 30 de abril, a CM Coimbra investe um total de 900 mil euros para valorizar o trabalho produzido pelos agentes culturais concelhios e promover condições de estabilidade às coletividades que têm a seu cargo a gestão de equipamentos municipais com programação regular.

 Estes apoios surgem no âmbito das candidaturas por convite, para 2019 a 2021, ao Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente, destinado às entidades que gerem equipamentos culturais municipais. O valor é atribuído com base nos programas e no interesse municipal e cultural dos projetos apresentados pelas coletividades, que podem propor projetos para um, dois ou três anos, e na avaliação do desempenho das associações nos anos transatos, contando para a classificação um conjunto de critérios gerais e específicos.

O apoio financeiro anual da autarquia à Encontros de Fotografia – Associação Cultural e Recreativa, que apresentou projetos para três anos, é de 70.000 euros para desenvolvimento da atividade regular, e de 25.000€, para apoio a outros despesas de funcionamento do Centro de Artes Visuais, para os anos de 2019, 2020 e 2021. O contrato foi formalizado pelo presidente da direção da associação, Albano Silva Pereira.

Por fim, o apoio financeiro anual a O Teatrão, que apresentou projetos para 2019 e 2020, é de 80.000 euros, para apoio ao desenvolvimento da atividade regular, e de 25.000 euros, para apoio às despesas administrativas de funcionamento da Oficina Municipal de Teatro, para os anos de 2019 e 2020. O contrato foi formalizado pela presidente da direção, Isabel Craveiro.

Os apoios preveem, ainda, que no caso das despesas associadas à gestão do equipamento municipal por que cada entidade é responsável ultrapassarem o apoio concedido, e desde que tal seja devidamente fundamentado e solicitado pela entidade em causa, o Município conceda um apoio pontual suplementar anual, até ao limite de 10.000€.

A CM Coimbra salienta a importância do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por estas entidades no panorama cultural do município e sublinha o interesse municipal da atividade destas coletividades nas diferentes áreas de criação e programação artística.