CentroTV

Câmara de Coimbra inicia limpeza da Mata da Geria

A Câmara Municipal de Coimbra iniciou uma limpeza da Mata da Geria.

Uma intervenção urgente ao nível dos estratos herbáceos, arbustivo e arbóreo, realizada por uma empresa especializada, para que o espaço fique devidamente limpo, sem espécies invasoras e em plenas condições de acesso e segurança para os utilizadores.

Em abril, a Câmara de Coimbra e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) formalizaram um protocolo para a cedência, à autarquia, da Mata da Geria, o que possibilita que a autarquia avance com a recuperação da mata e da margem do rio, crie um centro educativo ambiental e construa um percurso pedonal e ciclável pela mata até ao limite do concelho.

A autarquia revela em nota enviada hoje à CentroTV que vai avançar com a criação de uma nova ciclovia, de 18km, que terá início junto à atual estação ferroviária de Coimbra B e ao futuro interface de Coimbra-Norte e segue, em canal próprio, ao longo da via paralela ao leito periférico direito (vala Real ou vala do Norte), pela Mata da Geria, num percurso pela natureza. O trajeto prossegue pelo caminho agrícola existente até S. Martinho de Árvore, já no limite do concelho de Coimbra, tirando partido de toda a beleza e envolvente natural. A este traçado de 14km acrescem as ligações previstas à Adémia, Cidreira, Geria, S. João do Campo, S. Silvestre e Quimbres, que somam mais 4km, perfazendo um percurso total de 18km de via ciclável.