O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a abertura do concurso público da empreitada de reabilitação energética do bairro do Ingote.
Uma intervenção que abrange um total de 14 lotes e visa beneficiar o desempenho energético de 166 frações. O investimento previsto é de 2.627.746 euros.
Os trabalhos vão ser efetuados ao abrigo de uma candidatura ao Centro 2020 – Prioridade de Reabilitação nos Bairros Sociais (Eficiência Energética).
A CM Coimbra pretende otimizar a eficiência energética, diminuir o consumo de energia, reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e aumentar o conforto térmico dos imóveis do bairro do Ingote, à semelhança do que pretende fazer nos bairros da Rosa e da Conchada, cujos concursos já foram lançados. Conjugadas as três empreitadas de reabilitação energética, a CM Coimbra pretende investir cerca de 6,7 milhões de euros nos bairros da Conchada, Rosa e Ingote.
Para isso, está prevista a aplicação de isolamento térmico no exterior e na cobertura, a aplicação de caixilharias com cortes térmico e vidros duplos, a introdução de sistemas de produção de águas quentes sanitárias e a melhoria da iluminação nas zonas comuns.