CentroTV

Câmara de Coimbra investe 6,8 milhões de euros no ano letivo 2019/2020

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, revelou, esta manhã, que a aplicação do Programa Municipal de Ação Social Escolar (ASE) representa um investimento global superior a 6,8 milhões de euros para o ano letivo em curso, uma previsão superior em um milhão relativamente ao ano letivo 2018/2019.

As declarações foram proferidas, esta manhã, à margem da visita às empreitadas de beneficiação da Escolas do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) do Bairro Norton de Matos e Casais do Campo.

Segundo o presidente, Manuel Machado, o município irá investir no presente ano letivo, “3,4 milhões de euros nos transportes escolares, mais 3,4 milhões de euros em apoio social escolar, distribuídos da seguinte maneira: 3,1 milhões euros para refeições (almoços e lanches), 130 mil euros para cadernos de exercícios, 20 mil euros para material escolar de desgaste, 94 mil euros para apoio às atividades de complemento curricular, 100 mil euros para material didático e equipamento técnico e pedagógico e 20.500 euros para apoio de comunicação de voz”.

O Plano Municipal de Transportes Escolares para o ano letivo de 2019/2020 pretende “garantir transporte gratuito escolar a mais de 8400 alunos do concelho (mais 24,2% de utilizadores relativamente ao ano passado), com domicílio fiscal no Município de Coimbra, desde a paragem mais próxima do seu local de residência até ao estabelecimento de ensino que frequenta”.

O plano abrange os alunos dos estabelecimentos de ensino do pré-escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário da rede pública concelhia e ainda os alunos dos estabelecimentos de ensino pré-escolar da rede solidária concelhia, com acordo de cooperação com a Segurança Social. “Está, ainda, assegurada a gratuitidade do serviço aos alunos com dificuldades de locomoção que beneficiem de medidas ao abrigo da educação inclusiva, independentemente”, revela a autarquia.