CentroTV

Câmara de Coimbra lança concurso público para programa de Apoio a Idosos Isolados

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, aprovou o lançamento do concurso público para o Programa de Apoio a Idosos Isolados – Assistência Telefónica.

Esta iniciativa vai “permitir que até 142 idosos isolados de todo o concelho de Coimbra disponham de um sistema de ajuda telefónica a vários níveis e sem custos para os mesmos, uma vez que todo o investimento neste serviço será assegurado pela CMC”, adianta a autarquia em comunicado.

O programa destina-se a residentes na totalidade do concelho de Coimbra de idade igual ou superior a 65 anos, com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional e que, residindo sós, carecem de acompanhamento.

“Neste contexto, pelo seu isolamento e muitas vezes falta de mobilidade, é necessário dar resposta a situações de emergência, possibilitando ajuda e socorro imediatos”, refere ainda a edilidade.

Este serviço “vem ao encontro de outras medidas encetadas, nos últimos três anos, pela CMC, na área da população idosa, como é o caso da Comissão Municipal de Proteção a Idosos”.

O programa agora levado a concurso público consiste no funcionamento de uma central de assistência permanente pronta a responder a qualquer situação de emergência, 24h00 por dia, através de um sistema de comunicação rápido e seguro, ao qual cada utente pode aceder facilmente.

Através de um aparelho, o idoso poderá solicitar assistência telefónica, dentro de casa ou fora dela, beneficiando de: emergência 24h00, com envio urgente de equipa médica, ambulância, polícia, bombeiros, contactos com familiares, amigos ou outras pessoas para prestar auxílio; atendimento 24h00 para ajudar a combater a solidão; serviço de alerta e informativo 24h00 – Serviço de alerta (toma de medicamentos, lembranças de consultas ou exames, despertar, etc.) e informação sobre clínicas, hospitais, farmácias de serviço; e ainda assessoria médica pelo telefone.

O sistema irá funcionar todos os dias, 24h00, nos 365 dias do ano, com possibilidade de chamadas sem limite, periódicas ou programadas.