CentroTV

Câmara de Coimbra melhora condições no Rebolim junto ao Rio Mondego

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra “continua diariamente a melhorar o acesso e as condições no Rebolim, junto ao Rio Mondego na Quinta da Portela”, adianta a autarquia.

Ontem, o presidente da autarquia, Manuel Machado, assinou a escritura para a aquisição de um terreno contíguo à zona que está a ser reabilitada, que permitirá a criação de uma área de estacionamento e de instalações sanitárias.

“Depois de realizada a limpeza de vegetação, de lixeiras e de outros detritos sobrantes da antiga extração de areias, e de melhorados profundamente os acessos, o espaço público continua a ser requalificado para aprazimento de todos, neste local ímpar de acesso ao Rio Mondego”, revela o município.

O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado reuniu com a parte vendedora, a família Domingues Oliveira, para a assinatura do título de compra e venda de um terreno com cerca de 15 mil m2 de área, contíguo à zona que está a ser reabilitada, e que inclui um armazém com 215 m2 de área.

“Um investimento da autarquia de cerca de 80 mil euros, que vai permitir, entre outras, a criação de uma área de estacionamento e de instalações sanitárias”, refere ainda a edilidade.

No local vai nascer também uma ciclovia que vai ligar a Circular da Boavista até ao Rio Mondego, interligando no futuro à ciclovia de Coimbra, construção que se irá iniciar brevemente e que prevê a criação de mais 14,5 km de ciclovia na cidade, num investimento global superior a 2,2 milhões de euros, num troço que irá ligar Coimbra B à Portela. Esta ação está incluída no Plano de Ação e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e a sua candidatura ao Centro 2020 foi aprovada com financiamento de 85%.