A Câmara Municipal de Coimbra assegura a gratuitidade dos cadernos de exercícios a todos os alunos do 1º CEB e aos alunos do 2º CEB que pertençam a
agregados familiares integrados nos 1º, 2º e 3º escalões determinados para efeitos de atribuição do abono de família.
Uma medida realizada com o objetivo de “apoiar quem mais precisa, não desperdiçando fundos a quem não precisa”, afirmou o presidente da Câmara, José Manuel Silva, na última reunião do executivo municipal, de dia 21 de agosto. “São medidas que funcionam como equilibradores sociais”, argumentou. Há ainda uma alteração na aquisição dos cadernos de exercícios que vai permitir apoiar o comércio local.
Os pais e encarregados/as de educação devem adquirir os cadernos de exercícios numa loja à sua escolha e solicitar, posteriormente, o reembolso do montante junto da Câmara Municipal, através da submissão de uma candidatura na Plataforma SIGA.
“É necessário atualizar, junto dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas, o escalão do abono de família aquando da inscrição/renovação da matrícula”, refere a autarquia.
“O PS fazia um concurso fora do concelho de Coimbra e distribuía os cadernos. Assim, os pais compram os cadernos no comércio local e depois são ressarcidos”, justificou o presidente da CM de Coimbra na reunião de segunda-feira.