CentroTV

Câmara de Coimbra quer criar ligação da Circular Externa ao Monte Formoso para aliviar Casa do Sal

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, aprovou o projeto de execução de uma nova via de ligação da Circular Externa ao Monte Formoso, na rua Cidade de Poitiers, no sentido ascendente.

O objetivo é que este arruamento “permita o acesso a esta urbanização sem passar no nó da Casa do Sal, aliviando assim o fluxo de trânsito neste local. Em paralelo, a autarquia vai estudar uma passagem superior pedonal e ciclável até aos jardins da Casa do Sal, aproximando a população do Monte Formoso da rede de ciclovias e da Mata Nacional do Choupal”, adianta a autarquia em nota de imprensa.

O investimento previsto para este projeto é de “cerca de 300 mil euros e o objetivo é permitir que as viaturas que circulam neste sentido de trânsito não necessitem de passar no nó da Casa do Sal, ajudando assim a aliviar os constrangimentos que são frequentes neste local”.

O projeto prevê também a construção de muros de suporte, rails de proteção, nova iluminação pública, o prolongamento do passeio existente na Circular Externa, junto à Casa do Sal, até à zona das bombas de gasolina. Para permitir este projeto terão de ser
realizadas também adaptações num emissário de águas residuais.