CentroTV

Câmara de Coimbra reativa parque Ecovia na Rua do Padrão para retirar carros dos hospitais

A proposta de reativação do parque de estacionamento da Rua do Padrão, do sistema ECOVIA, foi aprovada na reunião do executivo municipal de hoje, dia 09 de janeiro, afirma em nota a autarquia.

Esta medida procura “dar resposta à supressão de lugares de estacionamento e condicionamentos de trânsito, no âmbito das obras do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) a decorrer no interior dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC)”.

Na mesma reunião, foram, ainda, ratificados “ajustes nos horários de algumas das linhas dos Serviços Municipalizados Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), no sentido de melhorar a eficiência do serviço”, realça a edilidade.

O novo parque da Ecovia, na Rua do Padrão, vai chamar-se Parque da Casa do Sal (norte). A criação desta nova zona de estacionamento “procura dar resposta, de acordo com a informação dos serviços, às novas necessidades que surgirão devido à empreitada do SMM no interior dos HUC e à supressão de um elevado número de lugares de estacionamento nessa zona, bem como ao eventual alargamento do Sistema ECOVIA a novos interessados, nomeadamente a entidades como o Hospital da Luz”.

“Numa fase inicial, e devidamente monitorizada, os SMTUC manterão a atual oferta da Linha Vermelha (Casa do Sal–Jardim/HUC), a qual será reforçada caso a procura venha a justificar-se”, refere a informação dos serviços, adiantando que, a partir de agora, esta linha passa a parar nos seguintes locais: Casa do Sal (Jardim), Estação de Coimbra-B (Rua do Padrão), Hospital Pediátrico, HUC (Avenida Bissaya Barreto), IPO/Escola de Enfermagem e HUC (Praça Mota Pinto).

O reconhecimento do papel dos transportes públicos para desanuviar a pressão do estacionamento nesses locais foi consensual na reunião tida com os Conselhos de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e do Hospital da Luz, tendo esta última unidade mostrado “interesse em que os seus colaboradores adiram ao Passe Rede Geral (Entidade), e com isso potenciar a procura nos parques da Casa do Sal, sendo posteriormente necessário equacionar a ligação àquela unidade hospitalar.”

À semelhança das restantes zonas de estacionamentos da Casa do Sal, o novo parque deverá funcionar nos dias úteis, entre as 06h45 e as 19h15.

De acordo com os SMTUC, “é, ainda, imprescindível prever a entrada de quatro novos bilheteiros, com recurso à reserva de recrutamento do respetivo concurso, para dar resposta ao novo serviço do parque e colmatar as recentes saídas”. Deste modo, é possível iniciar o funcionamento do parque, no limite, a 01 de fevereiro de 2023.