Os serviços da Divisão de Saúde e Ambiente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a empresa SUMA, ao serviço da autarquia, recolheram 12 toneladas de resíduos procedentes do cortejo da Queima das Fitas 2022, que voltou no domingo à tarde às ruas da cidade depois de um interregno de dois anos devido à pandemia da COVID-19.
A operação “envolveu 73 operacionais e 22 meios mecânicos, sendo que das 12 toneladas recolhidas foi possível selecionar 6 toneladas para reciclagem”, diz hoje em nota a autarquia.
Estes números “representam uma redução de 18 toneladas relativamente ao último desfile de estudantes, em maio de 2019, em que foram recolhidas 30 toneladas de resíduos. Esta diminuição justifica-se com a disponibilização de mais pontos de recolha de resíduos que facilitaram a separação e ainda com o facto de a Câmara Municipal, em articulação com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas, ter trabalhado na sensibilização para a redução de desperdício relativo às bebidas nos carros alegóricos”.
A operação de recolha de lixo e de limpeza das ruas foi “desenvolvida imediatamente a seguir à passagem dos carros alegóricos dos estudantes, entre a Alta e a Baixa da cidade, e envolveu 73 operacionais e 22 meios mecânicos”, revela ainda a edilidade.
A estes valores “ainda deverá acrescer o material proveniente do desmantelamento dos carros alegóricos, que decorrerá durante aproximadamente uma semana”.