A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá proceder à renovação da iluminação pública na Praça da República e Largo da Portagem.
A medida foi anunciada hoje, pelo presidente da autarquia, Manuel Machado, depois de assinar um protocolo entre o Município e a EDP Distribuição – Energia, S.A. com vista à instalação de luminárias com tecnologia LED no concelho.
João Mendes, diretor de Rede de Clientes Mondego da EDP Distribuição – Energia, S.A., assinou o documento por parte da empresa.
António Ferreira, quadro da elétrica, também marcou presença no ato.
Manuel Machado deu ainda instruções no sentido de se proceder a um reajustamento dos relógios astronómicos, que regulam automaticamente o desligar/ligar da iluminação pública de acordo com a hora de nascer e pôr-do-sol.
Conforme instruções do autarca, a iluminação pública deve ser ligada 15 minutos depois do pôr-do-sol e desligada 15 minutos antes do nascer do sol. Segundo Manuel Machado, deste modo, pretende-se contribuir para a salvaguarda, segurança e bem-estar dos munícipes.
“É importante que a renovação da iluminação pública na Praça da República e na Portagem ocorra antes do Natal”, apontou o presidente da CMC. A intervenção na Praça da República contemplará a substituição da iluminação existente por quatro colunas, em ferro fundido, com cinco braços cada.
Neste espaço, as atuais lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão vão dar lugar a luminárias de tecnologia LED.
No caso do Largo da Portagem, serão colocadas três novas colunas em ferro fundido com três braços, cada um com lanternas compostas por lâmpadas LED. Acresce a esta alteração a colocação de três projetores concentrantes (um em cada coluna) destinadas a iluminar a estátua de Joaquim António Aguiar.
O protocolo hoje assinado prevê que a EDP Distribuição e a Câmara Municipal de Coimbra partilhem os custos da colocação de luminárias LED, conforme o estipulado no Contrato de Concessão, nomeadamente, no caso específico de jardins, parques públicos, zonas de lazer e núcleos antigos delimitados.
Recorde-se que as luminárias de tecnologia LED apresentam caraterísticas de melhor restituição de cor, menor consumo e maior vida útil, face às de vapor de sódio de alta pressão.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses e a EDP Distribuição acordaram, no passado mês de setembro de 2016, a revisão do Contrato Tipo de Concessão, tendo em conta a evolução tecnológica (nos aparelhos de iluminação e respetivos suportes) e ou a redução dos custos e dos consumos, sem pôr em causa os níveis de iluminação aconselháveis.