A Câmara Municipal (CM) Coimbra continua a dar seguimento ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e pretende requalificar mais ruas da zona histórica.
O executivo municipal vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a abertura de um concurso público para a requalificação de várias vias de acesso à Universidade de Coimbra, nomeadamente as ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João, e o Largo José Rodrigues, num investimento previsto superior a 745 mil euros.
“Esta empreitada pretende melhorar a mobilidade pedonal e rodoviária, a iluminação pública, o mobiliário urbano e a sinalética, tal como tem acontecido em várias vias da Alta”, adianta a autarquia em comunicado enviado à CentroTV.
A previsão do investimento global da autarquia nesta zona da cidade é já superior a três milhões de euros.
A CM Coimbra dá seguimento a mais uma empreitada para requalificar as vias da Alta de Coimbra, neste caso específico de acesso à Universidade. Depois de já estarem concluídas as obras de requalificação das ruas da Ilha, Guilherme Moreira, José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo Hilário (740 mil euros) e do Largo de S. Salvador (212 mil euros); de aprovado, no passado mês de outubro, o projeto de execução para a valorização do emblemático Largo da Sé Velha (estimado em 690 mil euros); e de adjudicada a empreitada de requalificação das ruas dos Coutinhos, do Colégio Novo, da Fonte Nova e Joaquim António de Aguiar (680 mil euros); a autarquia avança agora com um concurso público para requalificar as ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João, e o Largo José Rodrigues, num investimento previsto superior a 745 mil euros.
O investimento previsto da autarquia para requalificar o espaço público nesta zona histórica da cidade é já superior a três milhões de euros.