CentroTV

Câmara de Coimbra vai admitir 20 novos motoristas para os SMTUC

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai admitir 20 novos assistentes operacionais, com a função de motorista, para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

“O concurso já se encontra a decorrer e as candidaturas podem ser formalizadas até ao próximo dia 12 de março”, adianta o município em nota de imprensa.

A autarquia “prossegue, assim, o seu objetivo de reforçar o serviço público de transportes urbanos, apostando na contratação de motoristas – desde 2018 já iniciaram funções 34 novos trabalhadores -, na aquisição de veículos – 52 viaturas foram adquiridas desde 2013 – e na melhoria e reforço da rede dos SMTUC”.

O concurso para a admissão de 20 novos motoristas foi publicado no final do mês de fevereiro no Diário da República e na Bolsa de Emprego Público.

“As candidaturas devem ser formalizadas até ao dia 12 de março, em suporte de papel, através do preenchimento do formulário tipo disponível no website dos SMTUC (www.smtuc.pt), podendo ser entregues pessoalmente na Secção de Expediente Documentação e Arquivo ou na Secção de Recursos Humanos dos SMTUC (Guarda Inglesa, Apartado 5015 – 3041-951 Coimbra), das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, nos dias úteis, ou por carta registada para a mesma morada, endereçada ao presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, devendo a sua expedição ocorrer até ao termo do prazo fixado para entrega das candidaturas”, adianta ainda a edilidade.

Quando este procedimento estiver concluído e com a “entrada de 16 novos motoristas para os SMTUC no passado dia 6 de janeiro, a autarquia terá admitido 54 trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros desde 2018”.

A CM Coimbra “continua, assim, a reforçar o serviço público de transportes urbanos em várias vertentes”.

No passado mês de dezembro, entraram em funcionamento cinco novas linhas que a autarquia preparou para expandir a rede dos SMTUC, que chegam agora a várias localidades do concelho, nomeadamente Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego. Também já em fevereiro, a autarquia aprovou a expansão e melhoria da rede dos SMTUC para a zona nordeste do concelho, com um reforço da oferta nas localidades de Cova do Ouro, Lordemão, Redonda e Serra da Rocha.

No que diz respeito ao reforço do número de viaturas, a CM Coimbra “procedeu à abertura de um concurso público para a aquisição de 14 novos autocarros 100 por cento elétricos para renovação da frota dos SMTUC, com um preço base de 4,7 milhões de euros. Estes autocarros vão, depois, juntar-se aos 10 autocarros elétricos que foram apresentados em junho do ano passado e já se encontram a circular pelas ruas da cidade”.

Nos últimos seis anos, a CM Coimbra tem “apostado na renovação da frota dos SMTUC, a qual se traduziu num reforço de 52 viaturas, sendo 36 autocarros (10 elétricos), 14 miniautocarros (2 elétricos e 2 híbridos) e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de cerca de nove milhões de euros, a que vão acrescer os autocarros mencionados anteriormente”.