O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua última reunião, uma proposta de adjudicação para a criação de mais 14,5 km de ciclovia em Coimbra, por um valor global superior a 2,2 milhões de euros, num troço que irá ligar Coimbra B à Portela.
Esta ação está incluída no Plano de Ação e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e a sua candidatura ao Centro 2020 foi aprovada com financiamento de 85 por cento.
A CM Coimbra vai avançar com a implementação de 14,5 km de ciclovia, a acrescer aos 2,9 km já existentes, o que perfaz um total de cerca de 18 km de ciclovia.
Esta rede viária ligará pólos importantes da cidade, tais como estabelecimentos de ensino, de saúde e zonas comerciais, entre outros.
A autarquia pretende “potenciar a utilização da bicicleta nas deslocações casa-trabalho e casa-escola, em detrimento da utilização do transporte individual motorizado, com a consequente redução de emissões de gases de estufa, garantindo ainda os níveis elevados de segurança rodoviária”, adianta a Câmara em comunicado.
O projeto Ciclovia de Coimbra – Coimbra B/Vale das Flores/Portela inicia-se junto da atual estação ferroviária de Coimbra B e do futuro interface Coimbra-Norte e segue, em canal próprio, ao longo da Av. Marginal até à Ponte Açude. Neste ponto, atravessa para a margem esquerda do Mondego, através da nova ponte pedonal e ciclável do Açude.
O percurso duplica-se, então, ao longo das margens do rio, seguindo, na margem esquerda, pela Av. de Conímbriga, entre a Ponte Açude e a Ponte de Santa Clara (troço da Av. de Conímbriga), descendo depois ao Parque Verde, onde liga a um percurso existente e que, através da Ponte Pedro e Inês, se une ao traçado da margem direita.