CentroTV

Câmara de Coimbra vai relançar Ecovia e criar parques de estacionamento periféricos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai relançar a Ecovia, um sistema de “park & ride” que consiste na criação de parques de estacionamento periféricos que serão servidos por autocarros 100% elétricos dedicados ao transporte das pessoas para o centro da cidade, anuncia a autarquia.

“Este foi um projeto inovador que surgiu em Coimbra na década de 90, tendo depois sido abandonado. A aposta da autarquia passa por colocar a funcionar novamente este sistema acessível e ecológico que irá poupar a cidade à entrada de milhares de automóveis por dia e à emissão de toneladas de gases carbónicos para a atmosfera”, revela em comunicado o município.

O executivo da CM Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de hoje, a localização de seis parques de estacionamento periféricos que vão servir o relançamento da Ecovia.

Estes parques vão “localizar-se junto às principais vias de acesso da cidade, de forma a abranger a maioria dos movimentos pendulares, designadamente: o subterrâneo na Praça Heróis do Ultramar; no Vale das Flores, junto à Oficina Municipal de Teatro; na margem direita do Parque Verde do Mondego – Ínsua dos Bentos; na ponta norte das avenidas de Conímbriga e Guarda Inglesa; na Casa do Sal; e no Choupal, junto à N111-1. Cada um destes locais tem diferentes estados de preparação, sendo que os parques do Choupal e avenidas Guarda Inglesa e Conímbriga necessitam de uma maior intervenção para implementação do sistema, pelo que poderão entrar em funcionamento de forma desfasada”.

O objetivo é que as “pessoas estacionem nestes locais, sendo depois transportadas para o centro da cidade ou principais polos de destino, como os hospitais ou a universidade, por autocarros 100% elétricos que a CM Coimbra está prestes a receber. Com esta aposta num sistema acessível e ecológico, a autarquia pretende poupar a cidade à entrada de milhares de automóveis por dia e à emissão de toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera”.