CentroTV

Câmara de Coimbra vai requalificar viaduto do Calhabé

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai requalificar o viaduto do Calhabé, na freguesia de Santo António dos Olivais.

Na próxima reunião de segunda-feira, o executivo municipal vai “analisar e votar o projeto de execução para esta empreitada, na qual a autarquia prevê investir cerca de 820 mil euros. O objetivo é melhorar a imagem urbana e as acessibilidades pedonais do viaduto, sendo uma intervenção que irá também aumentar a segurança e a durabilidade desta infraestrutura, tendo em consideração uma inspeção realizada”, anuncia em comunicado a autarquia.

A CM Coimbra já tem “projeto de execução para requalificar o viaduto do Calhabé”. Uma obra que visa “melhorar a imagem urbana e as acessibilidades pedonais, mas que é também necessária para melhorar a segurança e a durabilidade da estrutura, depois de realizada uma inspeção”.

O projeto de execução prevê um “investimento de cerca de 820 mil euros para requalificar profundamente este viaduto que remonta à década de 70 do século XX”, revela ainda a edilidade.

Trata-se de uma infraestrutura metálica constituída por cinco vãos, sendo o “tabuleiro suportado por vigas longitudinais e pilares metálicos, com encontros em betão armado. Embora não tenham sido identificadas anomalias relevantes, a inspeção realizada permitiu detetar que o estado de conservação é mau”.

O projeto contempla a realização de uma “intervenção geral na estrutura, sendo também reformulados os guardo-corpos, assim como as guardas de segurança das faixas de rodagem existentes de forma a garantir a segurança pedonal e rodoviária”.

Será ainda reformulada a solução dos painéis de proteção aos edifícios adjacentes ao viaduto.

“Além disso, o sistema de iluminação pública do viaduto e da envolvente próxima será todo renovado, sendo colocadas novas colunas, luminárias LED e sistemas de gestão de iluminação eficiente e amigo do ambiente”, afirma o município.

O projeto comtempla também a requalificação do acesso sul ao viaduto, que inclui a reformulação do cruzamento com a rua de Angola, onde vão também ser reformulados alguns passeios, assim como as zonas de estacionamento afetas e a sua integração paisagística.