CentroTV

Câmara de Coimbra vota novo calendário de funcionamento do Mercado D. Pedro V

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de hoj, uma proposta de calendário para o funcionamento do Mercado Municipal D. Pedro V em 2022.

“A infraestrutura situada na Baixa da cidade está em fase final de requalificação e refuncionalização, tendo sido já aprovado o prolongamento do horário de funcionamento do espaço, a partir da abertura ao público dos novos estabelecimentos de restauração e bebidas”, anuncoa em n.

“Em 2022, com a conclusão do projeto de refuncionalização do Mercado, que reforça a área de restauração e criará novas dinâmicas e desafios à gestão do mercado, será necessário encontrar novas soluções aos horários de funcionamento, aberturas e encerramentos excecionais, conjuntamente com os comerciantes em geral e o novo concessionário da área de restauração”, pode ler-se na informação técnica dos serviços que vai ser analisada.

Desta forma, é proposta a abertura do Mercado nos dias 15 de abril (Sexta-feira Santa), 10 de junho (Dia de Portugal), 01 de dezembro (Restauração da Independência) e 08 de dezembro (Imaculada Conceição). Por outro lado, é proposto o encerramento do Mercado nos seguintes dias: 1 de março (Carnaval); 17 de abril (Páscoa); 18 de abril (harmonia com o comércio tradicional, durante a Páscoa, em compensação pela abertura na Sexta-Feira Santa); 25 de abril (Dia da Liberdade); 01 de maio (Dia do Trabalhador); 16 de junho (Corpo de Deus); 04 de julho (Dia da Cidade); 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora); 05 de outubro (Implantação da República); 01 de novembro (Dia de Todos os Santos); 25 de dezembro (Natal); 26 de dezembro (harmonia com o comércio tradicional, durante a época de Natal); 01 de janeiro de 2023 (Ano Novo) e 02 de janeiro de 2023 (harmonia com o comércio tradicional, durante a época de Natal).  

Este investidor vai explorar as seguintes áreas úteis: 7 postos de comida pequenos (com 12,4 m2 cada, situados no Piso 1); 5 postos de comida grandes (com 13,5 m2 cada, situados no Piso 1); uma cafetaria (com 33,07 m2, situada no Piso 1); uma zona de backoffice destinada à lavagem de loiça, vestiários e arrumos (com 70m2, situada no Piso 1); 3 Praças (com um total de 507,73 m2, situadas no Piso 1); e, por último, um restaurante, o Restaurante do Peixe, (com 155,63 m2, situado no Piso 2). O direito de exploração terá um prazo de 20 anos, renovável por períodos de um ano até ao limite de cinco renovações.   Recorde-se, ainda, que esta empreitada de requalificação do Mercado Municipal D. Pedro V tem financiamento do Portugal 2020, e foi entregue à empresa Veiga Lopes, SA, que venceu o concurso público.