CentroTV

Câmara de Oliveira do Hospital apoia grupos culturais do concelho com 103 mil euros

O Município de Oliveira do Hospital (MOH) aprovou na última reunião de Câmara o pagamento de mais 50 por cento do apoio financeiro destinado aos grupos culturais concelhios, num total de 51 675,00 euros.

“Até ao final do ano serão transferidos os restantes 25 por cento, no valor de 25 462,50 euros, perfazendo o total aprovado de 103 350,00 euros”, adianta hoje a autarquia em nota de imprensa.

A Câmara apoia “presentemente 36 grupos culturais, com cerca de 900 executantes, divididos por filarmónicas, ranchos folclóricos, grupos corais, grupos de cordas, grupos de teatro e grupos de música popular e tradicional, numa clara demonstração da importância da cultura imaterial no concelho e uma das mais expressivas do distrito de Coimbra”.

Em 2020, devido às restrições impostas pela pandemia, os grupos culturais “viram-se forçados a parar a sua atividade, quer em atuações no concelho, quer fora deste. No entanto, o Município de Oliveira do Hospital manteve a atribuição dos subsídios previstos para 2020, quer cumprindo o deliberado, quer parabenizando os grupos culturais pela sua resistência e resiliência em tempos difíceis como os que estamos a viver, o que faz com que os vários grupos culturais concelhios fiquem privados daquilo que mais gostam de fazer e ao mesmo tempo de divulgar o nome e a cultura popular de Oliveira do Hospital”.