CentroTV

Câmara de Penacova aposta na melhoria da cobertura das comunicações no concelho

O presidente da Anacom – Autoridade Nacional das Comunicações, João Cadete Matos esteve em Penacova para apresentar um estudo que avaliou o sistema de comunicações móveis no concelho.

As conclusões r”esultaram de um trabalho de campo realizado durante três dias que aferiu da qualidade das chamadas de voz e dados em todas as freguesias”, avança a autarquia em nota.

A avaliação no terreno “detetou má qualidade e inexistência de sinal em vários locais do concelho, com maior enfâse nas freguesias de Carvalho e Sazes. Na mesma sessão, os responsáveis da ANACOM alertaram as autarquias presentes para a necessidade de fazer chegar contributos para a consulta pública que pretende mapear as zonas onde não existe cobertura de fibra ótica”.

Os presidentes da Câmara de Penacova e ANACOM e o secretário-executio da CIM Região de Coimbra

O relatório de qualidade de serviço das redes móveis da MEO, NOS e Vodafone no concelho de Penacova, ontem apresentado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), revela “assimetria”», semelhantes às que se verificam noutras zonas do país, salientou o presidente da ANACOM, João Cadete de Matos.

O objetivo é que nos próximos anos, com a ajuda de fundos comunitários, a internet de alta velocidade possa chegar à totalidade do território

.”Esta avaliação da ANACOM è uma ferramenta importante para podermos concertar estratégias para cobrir todo o concelho com boas comunicações. Nos dias de hoje, não basta ter boas estradas, escolas e bons equipamentos. A qualidade de vida mede-se também com boas comunicações e isso é determinante para fixar e atrair, quer população, quer as empresas”, afirmou o presidente do município, Álvaro Coimbra.

Na sessão estiveram ainda presentes, Jorge Brito, secretário-executivo da CIM Região de Coimbra e os presidentes das juntas de Figueira de Lorvão, Fernando Edmar, de Sazes, Luís Pereira, o presidente da junta de Lorvão, Mário João Escada e José Fernando Ferreira, da união das freguesias de Friúmes e Paradela.