CentroTV

Câmara de Penacova suspendeu captação de água no Alva

A Câmara de Penacova suspende captação de água no rio Alva, devido aos efeitos causados na água pelos incêndios de outubro.

Na sequência da chuva que caiu na região, nos últimos dias, as enxurradas causadas pela instabilidade climatérica turvaram o caudal do Rio Alva, afetando a qualidade da água para consumo humano em algumas das localidades da União de Freguesias de Friúmes e Paradela abastecidas pelos reservatórios de Vale do Tronco e Vale Maior.

A captação de Vale do Tronco, efetuada no Alva,  já verificava alguma alteração na cor e na qualidade, começando a ficar turva, facto que levou Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, a agilizar os serviços da autarquia, nomeadamente, a Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, que desde a tarde de ontem, se encontra a desenvolver todos os esforços para, com a maior brevidade, normalizar o abastecimento de água nas localidades afetadas.

O abastecimento aos depósitos de Vale do Tronco e Vale Maior, encontra-se a ser realizado por camiões cisterna das corporações de Bombeiros Voluntários de Penacova, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, garantindo desta forma, que a água que abastece as populações é efetivamente própria para o consumo humano.

Humberto Oliveira, salienta o “trabalho desenvolvido pelos funcionários da autarquia que, no local, têm desenvolvido todos os esforços para repor a normalidade, bem como expressa os seus agradecimentos às corporações de bombeiros envolvidas nesta operação”.

O autarca alerta igualmente, para que “todos compreendam a importância da poupança de água, neste momento em particular, destacando que a água abastecida pela rede pública deverá ter, como primeira prioridade, o consumo humano”.