CentroTV

Câmara de Poiares adquiriu 500 testes de rastreio à covid-19

A Câmara de Vila Nova de Poiares adquiriu cerca de 500 testes para fazer o rastreio à covid-19 junto dos profissionais que estão ao serviço das Instituições Particulares de Solidariedade Social e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho.

Este rastreio decorre da iniciativa dos Municípios que compõem a CIM – Região de Coimbra, entre os quais o de Vila Nova de Poiares, em concertação técnica com a ARS do Centro, e que visa aumentar a capacidade instalada para se rastrear em lares, grupos de risco, agentes de proteção civil e trabalhadores autárquicos essenciais.

Segundo João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, «é nossa intenção iniciarmos este processo o quanto antes, por forma a termos maiores garantias de segurança para profissionais e utentes das IPSS’s, nomeadamente os mais idosos e, consequentemente, que integram o grupo de maior risco».

O autarca afirmou ainda que «o número de testes agora adquirido será ainda aumentado, podendo ser alargado o leque de profissionais a quem se destinam, caso se justifique».

«Esta é mais uma medida que vamos implementado no terreno, a par de outras que já foram sendo tomadas ao longo do tempo, e que visam não só combater a propagação do vírus, ao diminuir o risco de contágio, mas também promover a segurança de todos os profissionais, quer os da linha da frente, nomeadamente os profissionais de saúde ou agentes de proteção civil, ou os da retaguarda, que contribuem para que todos os serviços essenciais continuam a ser assegurados, de que são exemplo os funcionários da autarquia», referiu João Miguel Henriques.

De acordo com a CIM-Região de Coimbra, «em termos técnicos, o rastreio será efetuado «através da análise combinada de duas técnicas cujo resultado será analisado por fluxograma validado cientificamente, podendo ser necessário, consoante o resultado do rastreio, a colheita de exsudato nasofaríngeo através de Zaragatoa para posterior analise nos laboratórios da Universidade de Coimbra no espaço de 24 horas. Todo o processo está articulado com as Autoridades de Saúde Locais e os resultados dos testes serão inseridos no SINAVE».