CentroTV

Câmara de Seia apresentou Plano Estratégico de Desenvolvimento da cidade

Foi apresentado publicamente o anteprojeto da operação “Seia Porta da Estrela”, uma ação inserida no PEDU SEIA 2020 (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano).

“Entre as várias intervenções previstas no PEDU, a ação ‘Seia Porta da Estrela’, é sem dúvida, a que abrange a maior área da cidade, a que terá mais impacto e que contribuirá para as prioridades estratégicas do Portugal 2020 que cofinanciam a ação nos domínios da mobilidade urbana sustentável, da regeneração urbana e da inclusão social”, refere a autarquia em comunicado enviado à CentroTV.

A importância deste projeto para a cidade e para o concelho foi evidenciada pelo presidente da Câmara, que perante uma plateia repleta, reiterou o envolvimento e a união de todos, naquele que considera ser “um desafio da cidade” e um “projeto para a comunidade”, pelo seu “impacto na melhoria da imagem da cidade, pela dinamização do seu centro urbano e pelos desafios para dinamização social, económica e sustentabilidade ambiental”.

O projeto “Seia Porta da Estrela” intervém numa área central que compreende a Av. 1º de Maio, desde o Largo Marques da Silva ao Cemitério, a área da Feira, do Parque Municipal e as encostas a jusante até à Central de Camionagem, preconizando a reabilitação e valorização urbana da Avenida, a requalificação e valorização urbana e paisagística da área da feira e do parque municipal.

O programa de intervenção assenta numa estratégia em que se reafirma Seia como referência indissociável do acesso e ligação com a serra da Estrela, requalificando a área central da cidade com novas infraestruturas de mobilidade para os utilizadores, residentes e visitantes, instalando no centro da cidade um nó de mobilidade designado “Hub intermodal Porta da Estrela” que será o interface de mobilidade dos serviços de transporte (urbanos, intramunicipais, regionais) e da mobilidade suave (pedonal, ciclável).

A área central de intervenção, que compreende toda a Av. 1º de Maio, desde o Largo Marques da Silva até ao edifício da ex PT, será requalificada como uma praça linear, designada “praça Porta da Estrela” onde, além do “Hub intermodal”, serão instalados um Welcome Center, quiosques, esplanadas e criado um espaço público de circulação e permanência pedonal possibilitador de novas dinâmicas urbanas de mobilidade e estadia dos utilizadores, dinamizando a atividade comercial e a ligação com o centro histórico da cidade.

O reperfilamento da avenida aposta genericamente no aumento da área pedonal e definição de áreas cicláveis, permitida pela eliminação do separador central e por uma melhoria e inovação dos elementos urbanos de pavimentação, paisagismo, iluminação e mobiliário urbano, afetando de forma escassa os estacionamentos existentes.

A operação desenvolve-se, ainda, nos espaços públicos da Feira e Parque Municipal, requalificando a área da feira como “Parque Multiusos” para os fins já em uso, designadamente estacionamento e realização de eventos ao ar livre (feira, festas), e a área do parque municipal como um espaço verde qualificado de referência da cidade. Entre estas duas áreas e a avenida existirão soluções de mobilidade suave para pessoas com mobilidade condicionada que asseguram o acesso fácil às valências a instalar, designadamente o parque multiusos, parque intergeracional, o percurso botânico, os equipamentos existentes como o pavilhão gimnodesportivo, parques infantis e piscina, funcionando como funções complementares, mas fundamentais no centro da cidade.

Em termos gerais, o plano geral (masterplan) do anteprojeto apresentado, propõe uma nova imagem do centro da cidade que aposta na requalificação urbana, paisagística e ambiental, numa lógica de criação de espaços públicos urbanos de qualidade e de referência no domínio da mobilidade urbana, da sustentabilidade, permitindo dinamizar as funções comerciais, turísticas e afirmando o centro da cidade como pólo urbano de conexão (mobilidade) entre a cidade e o exterior (local, regional) e na articulação intraurbana (centro histórico e áreas residenciais)