CentroTV

Câmara de Seia com Orçamento Participativo de 100 mil euros

A Câmara de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o Orçamento Participativo (OP).

Segundo a autarquia trata-se de “um mecanismo de democracia participativa e voluntária, onde os munícipes são convidados a participar diretamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2017, sendo o limite para cada proposta elegível, igual ou inferior a 10.000 euros (IVA incluído)”.

O objetivo é “mobilizar a comunidade, rentabilizando o capital de conhecimento dos cidadãos e promovendo o direito a participar sobre os projetos e as políticas a executar no Concelho que se quer para os próximos anos”.

Reforçando os “princípios e compromissos da autarquia com a aproximação da administração aos cidadãos, o OP Seia pretende criar condições para que os cidadãos sejam mais participativos, apresentem propostas que respondam, de forma inovadora e diferenciadora, aos problemas com que se deparam diariamente”, sublinha a edilidade.

Até ao dia 15 de novembro de 2016, todos os cidadãos com mais de 18 anos podem apresentar, a título individual, as suas propostas que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável do Concelho, através da internet, na página www.seiaparticipa.pt, na Câmara Municipal e na Junta de Freguesia.

Para uma melhor divulgação desta iniciativa junto da população e por forma a conseguir o envolvimento desta, a Câmara Municipal está a promover sessões de apresentação do Orçamento Participativo nas diversas freguesias.

As sessões tiveram início em Santiago, no dia 7 deste mês, tendo até então já se realizado mais seis apresentações nas localidades de Tourais e Lajes, Vila Cova à Coelheira, Teixeira, Sazes da Beira e Pinhanços.

Para setembro estão ainda calendarizadas apresentações em Valezim e Carragozela, dia 19, Vide, Cabeça e Santa Comba, dia 20, Sabugueiro, Sameice e Travancinha, dia 21, Santa Eulália, Sandomil (no Espaço Internet) e Várzea de Meruge, dia 22, Loriga, no dia 26, Torroselo e Folhadosa, dia 27, Paranhos da Beira (no Centro Social) e Lapa dos Dinheiros, dia 28, Girabolhos, dia 29, e Alvoco da Serra, dia 30.

Em outubro decorrem sessões em Santa Marinha, dia 3, São Martinho, dia 4, São Romão, dia 6, finalizando o leque de apresentações na sede do concelho, em Seia (Auditório da Casa Municipal a Cultura), no dia 7.

As sessões têm lugar nas sedes das Juntas de Freguesia ou nos edifícios das Uniões das Freguesias, à exceção de Paranhos da Beira, Sandomil e Seia, às 21h.