O presidente da Câmara Municipal de Seia; Luciano Ribeiro, desafiou a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda para criar um Centro de Análise de dados em Turismo.
“O apelo foi lançado pelo autarca durante o 5º Simpósio Internacional de Turismo e Hotelaria/International Symposium of Tourism and Hospitaliy (ISTH), que hoje terminou naquela escola, e que durante dois dias debateu e refletiu sobre as dinâmicas atuais associadas ao Turismo, à Hotelaria e à Restauração e os processos valorativos para os territórios turísticos”, refere a autarquia em nota.
O objetivo, explica o edil, é “congregar, todos os instrumentos e plataformas que gerem estes dados, das comunicações às plataformas de reservas, etc., os quais carecem de ser analisados, de forma a criar uma ferramenta útil para a tomada de decisões por parte dos empresários, instituições e o próprio mundo académico”.
A inovação e a tecnologia são tidas como absolutamente fundamentais para a sustentabilidade do turismo e do próprio território, de modo a criar novos produtos turísticos. “Há muito caminho para trilhar juntos, a partir do conhecimento aqui adquirido, que deve ser aplicado no Concelho, na região e no País”, destacou.
O recém-eleito autarca quer “ampliar a parceria com aquela instituição de ensino superior e por isso tudo fará para afirmar a ESTH no panorama nacional e internacional, evidenciando os elevados padrões de qualidade do seu ensino ali ministrado”, frisa a câmara.
A autarquia sublinha ainda, em comunicado, que o centro de análise de dados “enquadra-se na visão de futuro que a Câmara tem para o concelho, assente na inovação e tecnologia, fatores decisivos para que as organizações se assegurarem que os investimentos realizados em termos de melhorias em competitividade tenham retorno garantido, mais produtividade e uma melhor gestão dos recursos”.
“Não basta apenas captar dados, mas saber como transformar esses dados em informações úteis para negócios”, rematou.