CentroTV

Câmara de Viseu passou a ser membro do Observatório da Democracia Participativa

O Município de Viseu é, a partir deste mês, um membro efetivo do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP).

O Observatório Internacional da Democracia Participativa é uma rede mundial que integra entidades, organizações, centros de investigação, universidades, governos locais e regionais, e promove a troca de experiências e partilhas no campo da democracia participativa.

Viseu junta-se assim às mais de 800 instituições mundiais que constituem esta rede de intercâmbio de experiências de democracia participativa, cerca de metade das quais na vertente de governos locais ou regionais.

Através deste intercâmbio, é estimulada a produção de conhecimento e fornecidas estratégias e ferramentas de atuação às administrações públicas mundiais, em especial dos governos municipais, que contribuam para incentivar os cidadãos a adotar um papel ativo na construção da sua sociedade, participando da criação de políticas e tomada de decisões.

A rede nasceu em 2001, no âmbito dos Projetos de Cooperação Descentralizada do Programa URB-AL, da Comissão Europeia e, desde 2006, atua em estreita colaboração com a organização Cidades e Governos Locais Unidos.