CentroTV

Câmara faz queixa por causa de corte de árvores na Serra da Lousã

O corte de árvores em grande escala na Serra da Lousã em terrenos privados leva a Câmara local a apresentar queixas juntos das autoridades governamentais e policiais.

“Como é do conhecimento público, encontra-se em curso uma ação de desbaste em terrenos privados na zona das Aldeias do Talasnal e Casal Novo.Conscientes do impacto causado por esta intervenção, a Câmara Municipal efetuou, ao longo das últimas semanas, diversas diligências, nomeadamente:» Comunicação formal à Diretora Regional do Centro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pedindo a intervenção urgente, nomeadamente por esta entidade tutelar a Rede Natura 2000, onde se integram os locais onde esta ação está a decorrer”, avança a autarquia em comunicado à população.

Adiantando que fez ainda uma “denúncia ao Serviço de Proteção e Ambiente (SEPNA) da GNR desta intervenção que se encontra a decorrer em terrenos privados que integram a Rede Natura 2000, assim como uma “denúncia à GNR pela circulação de viaturas pesadas não autorizadas na estrada de acesso às Aldeias e à zona das Hortas. Segundo informações das Autoridades foram levantados Autos, estando os respetivos processos a decorrer”.

A Autarquia frisa a concluir que tem “procurado sensibilizar os responsáveis para a necessidade urgente de medidas concretas para a gestão integrada da Serra da Lousã”.