A Câmara Municipal de Coimbra assinou, hoje, dia 31 de julho, três protocolos na área social com a Fundação Assistência Médica Internacional (AMI) – Porta Amiga de Coimbra, a SORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos e a Associação Integrar, no valor global de cerca de 13.500 euros.
A autarquia formalizou também a adesão à Rede Nacional de Equipas de Rua.
Com a Associação Integrar, o Município de Coimbra formalizou um protocolo “que se destina à atribuição de um apoio financeiro para comparticipar os custos do subarrendamento, onde vão funcionar as respostas sociais Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) e da Equipa de Apoio Social Direto (EASD) – Equipa de Rua”, revela o município em nota. “Para a Associação Integrar continuar as suas atividades, o Município vai, através deste protocolo, atribuir o apoio financeiro, no valor de 4.200 euros, para comparticipar os custos do subarrendamento relativo ao espaço no primeiro andar, fração 1 FDT, na Avenida Fernão de Magalhães, 401 e 403, onde funcionam o CAFAP e a EASD – Equipa de Rua”, acrescenta.
O protocolo formalizado com a Fundação AMI – Porta Amiga de Coimbra “tem como objetivo definir regras, princípios e procedimentos para a atuação da entidade gestora do Fundo Municipal de Emergência para População em Situação de Sem-Abrigo (FME-PSSA) para atribuição das verbas aos beneficiários”, refere a autarquia. “Recorde-se que o protocolo, foi aprovado na Reunião de Câmara de 22 de maio, para enquadrar a gestão da verba atribuída pela CM de Coimbra, no valor de 2.000 euros”.
“Já com a SORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, o contrato-programa formalizado tem por objeto a atribuição de um apoio financeiro para comparticipar a realização do projeto denominado “Para um Ninho mais sorridente””, frisa. “Na Reunião de Câmara de 19 de junho, foi aprovada a proposta de apoio financeiro à Associação, no valor de 7.312.20 euros, no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social, através da celebração de um Contrato-Programa de Desenvolvimento Social”. “Este apoio financeiro vai permitir que Coimbra continue a disponibilizar à população respostas e serviços especializados direcionados para a inclusão social destas crianças”, salienta a autarquia.
“Finalmente, foi ainda formalizada a integração do Município de Coimbra na Rede Nacional de Equipas de Rua, através da assinatura da adenda ao protocolo com a Associação Integrar para a criação da referida Rede”, conclui.