CentroTV

Câmara Municipal de Coimbra inicia remoção de fibrocimento em seis escolas

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, consignou, esta manhã, as empreitadas de remoção de fibrocimento nas escolas básicas Eugénio de Castro, de Taveiro, de Ceira, de Trouxemil, de S. Silvestre e na escola secundária Jaime Cortesão.

Estas intervenções representam um investimento superior a 600.000 euros e decorrem no âmbito do acordo de colaboração celebrado entre o Governo e o município, que tem como objetivo remover o fibrocimento dos estabelecimentos escolares de Coimbra.

Manuel Machado salientou a importância do lançamento destas empreitadas, “para que todas as escolas de Coimbra fiquem livres de amianto”, sendo esta uma medida de “proteção da saúde, mas também um contributo para a requalificação do parque escolar do concelho”.

O autarca lembrou que “durante a fase de obra, há sempre perturbações”, pedindo, por isso, a compreensão e colaboração de todos para que “se consiga minorar esses efeitos”. Nesse sentido, o autarca deixou também um desafio às empresas que venceram os diversos concursos públicos e que a partir de hoje passam a ser os responsáveis pelas obras. “Se a empresa conseguir reduzir o prazo de execução, a Câmara fica grata e compensa, antecipando também o pagamento”, afirmou Manuel Machado.