CentroTV

Câmara Municipal de Góis aprovou o Plano de Contingência do Município em Situação de Seca

A situação de seca meteorológica que se tem verificado em todo o território, desde novembro de 2021, agravou-se significativamente durante o presente ano, com o aumento significativo da área abrangida e da sua intensidade, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Ainda conforme informação do referido Instituto, a Região de Coimbra encontrava-se em situação de Seca Severa, pelo que a Comunidade Intermunicipal, os Municípios da Região e a Agência Portuguesa do Ambiente acordaram a elaboração de um Plano de Contingência para Situações de Seca no Território da CIM Região de Coimbra.

“Esse Plano tem como principal objetivo garantir uma resposta atempada e eficiente dos Municípios, empresas municipais e demais entidades no que diz respeito à evolução das situações de seca, promovendo a adoção de medidas apropriadas e homogéneas no território”, refere a autarquia em nota. 

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Góis, no âmbito das suas competências, elaborou o Plano de Contingência Municipal – Situação de Seca, em articulação com a APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte e demais entidades com responsabilidade nesta matéria. Este Plano será ativado tendo em conta a evolução do índice PDSI (ou índice de severidade de seca) realizada pelo IPMA.