No encontro de cortesia, que decorreu no âmbito do 32. º aniversário da Eptoliva – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, José Francisco Rolo reiterou as boas relações estabelecidas entre os municípios de Oliveira do Hospital e do Sal e a relação de cooperação existente entre ambos.
Numa altura em que Oliveira do Hospital se prepara para, em breve, acolher mais de três dezenas de alunos cabo-verdianos, perante a comitiva do Município do Sal, liderada pela vereadora da Educação daquela autarquia, Maria João Brito, José Francisco Rolo salientou “a parceria com vista à cooperação para o desenvolvimento”, estabelecida entre “dois territórios parceiros”.
Uma expressão que, salienta, “não é em vão”. É uma expressão “que se materializa em atos concretos e neste aspeto fantástico que é integrar pessoas, neste caso, jovens, que procuram qualificação e que, depois, podem regressar a Cabo Verde e levar saber e conhecimento”.
Num contexto de cooperação para o desenvolvimento através da área da educação, o presidente do Município acrescentou “o gosto” que é para Oliveira do Hospital “contribuir de forma determinante” para a formação e para a qualificação” de pessoas que vão “ajudar a crescer os territórios de origem” e que vão “provocar mudança positiva e estimular a transformação” desses territórios.
No seguimento, José Francisco Rolo apontou que “tudo isto só é possível, porque a Eptoliva é uma escola que sabe ouvir a comunidade, que abraça novos desafios, que se tem atualizado e inovado e que se abriu à cooperação”, neste caso com África.
No encontro entre as câmaras municipais de Oliveira do Hospital e do Sal estiveram igualmente presentes a vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Brito, o presidente da Adeptoliva, Daniel Dinis e Costa, o vereador da Câmara Municipal de Tábua, David Pinto, cujo município tem geminação com a cidade do Sal, o secretário da Assembleia Municipal do Sal e professores de estabelecimentos locais.
Assinalando a data dos 32 anos da Eptoliva – Escola profissional de Oliveira do Hospital, Arganil e Tábua, José Francisco Rolo destacou “o percurso assinalável” que este estabelecimento de ensino tem percorrido, “já afirmado e com reconhecimento dos seus pares, a nível nacional”.
“Celebramos também aqui uma escola que chegou a um patamar de excelência, pelas dinâmicas de ensino e pela inovação. Uma escola que tem uma direção com visão estratégia e clara, que tem percorrido e materializado essa estratégia no caminho percorrido e na qualidade do ensino.”
Tudo isto é, para o presidente da Câmara Municipal, “visível nos resultados gerados” pela Eptoliva junto da comunidade “e no reconhecimento que tem tido junto de quem mede a eficácia e a qualidade do ensino”.
“Celebrar a Eptoliva é também celebrar uma escola ao serviço do território de Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua e de toda a região de Coimbra”, frisou José Francisco Rolo.