CentroTV

Câmara Municipal de Poiares cancela 31ª edição da POIARTES

O Município de Vila Nova de Poiares decidiu na última reunião do executivo que não irá realizar em 2020 a 31ª edição da POIARTES – Mostra Nacional de Artesanato, Mostra de Gastronomia, Mostra de Caprinicultura, Mostra Agrícola, Comercial e Industrial, inicialmente agendada para os dias 10 a 15 de setembro

“Esta posição tomada por unanimidade, surge na sequência da situação de pandemia que se vive atualmente e que a Câmara Municipal tem vindo a acompanhar desde o inicio. Por um lado, a indefinição relativamente à evolução da situação, nomeadamente em relação aos riscos para a saúde pública, inviabilizam uma preparação adequada e atempada deste certame conforme seria de desejar e, por outro lado, neste momento difícil, é necessário concentrar recursos e prioridades no combate à propagação da doença e no apoio às situações de maior vulnerabilidade social criadas pela mesma. Por esta razão, e mesmo considerando que a Poiartes é um evento de grande importância para o concelho, a Autarquia entendeu que esta seria a medida mais responsável a adotar”, adianta a autarquia em nota de imprensa.

Segundo João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, “esta é uma decisão difícil que preferíamos não ter que tomar mas que julgamos que todos os Poiarenses deverão entender. A nossa prioridade neste momento será para o apoio às famílias e as instituições mais afetadas bem como ao setor empresarial local”.

De acordo com o Autarca, o “nosso foco neste momento incide no combate à pandemia e, sobretudo, em assegurar uma resposta às adequada às diferentes situações com que os nossos concidadãos se deparam atualmente, e ao impacto do coronavírus tanto ao nível de apoio social, como a nível do apoio às empresas”.

Nesse sentido, João Miguel Henriques afirmou que «a verba que iríamos despender para a realização da POIARTES será inteiramente canalizada para as ações de salvaguarda da vida, saúde, segurança e proteção dos Poiarenses, e ainda auxiliar na medida do possível a economia local, minimizando ao máximo possível os efeitos da pandemia».

Refira-se também que, para além do cancelamento deste certame, o Município está a analisar a viabilidade da realização de todos os outros eventos que estão programados para 2020, dada a necessidade de se garantirem as medidas de saúde pública e de segurança para as pessoas, dando como exemplo as Festas de Nossa Senhora das Necessidades, que poderão não ter também condições para ser realizar este ano, pelo menos nos mesmo moldes a que estamos habituados.